Neste tutorial, você aprenderá os conceitos básicos para utilizar o KIT EletroBlocks. Em breve, estará criando seus próprios projetos!
Criando um circuito básico
Para começar, precisamos entender como conectar os blocos corretamente. Os EletroBlocks se conectam com o auxílio de ímãs, então basta aproximar um bloco do outro para que se juntem.
Cada bloco possui uma função específica, semelhante a componentes eletrônicos convencionais, mas com a facilidade e segurança de conexão proporcionada pelos EletroBlocks. Conheça mais detalhes de cada bloco clicando aqui.
Vamos criar um circuito para controlar um motor servo. Para isso, precisaremos de uma fonte de energia. Recomendamos o uso do PowerBank EletroBlocks, presente no KIT, que é uma bateria recarregável adequada para alimentar os blocos. Você também pode usar outras fontes de alimentação de 5V, como o carregador de um celular ou a porta USB do seu computador.
Conecte: PowerBank EletroBlocks + Bloco Energia + Bloco Potenciômetro + Bloco Servo Motor
• Certifique-se de que o PowerBank EletroBlocks está carregado – o LED verde no Bloco Energia indica que ele está recebendo energia adequadamente.
• Coloque a chave do Bloco Servo Motor na posição neutra e não na posição P (programável) para que o servo motor esteja pronto para receber comandos sem programação. Saiba mais sobre o Bloco Servo Motor clicando aqui.
Agora você pode controlar a posição do servo motor manipulando o Bloco Potenciômetro. Gire o potenciômetro e veja o servo motor se movimentar.
Perceba que, para controlar o motor, foi necessário alimentar o Bloco Potenciômetro, que controla o sinal recebido e o transfere para o Bloco Servo Motor, transformando a energia em movimento.
A combinação de blocos deve sempre começar com o Bloco Energia, responsável pela ALIMENTAÇÃO dos demais blocos. O segundo bloco pode ser um bloco azul (controlador) ou verde (atuador). Por exemplo, para apenas ligar um motor CC, basta conectá-lo ao Bloco Energia. Para controlar o motor CC, conecte um bloco azul (controlador) antes dele.
Aprimorando o circuito básico
Seguindo o mesmo princípio de alimentar, controlar e transformar, vamos adicionar o Bloco Controlador Programável e o Bloco LED RGB ao nosso circuito.
Antes de começar, recomendamos que você conheça mais detalhes sobre o Bloco Controlador Programável. Clique aqui para saber mais.
Conecte: PowerBank EletroBlocks + Bloco Energia + Bloco Potenciômetro na Entrada 01 + Bloco Controlador Programável + Bloco LED RGB na Saída 01 + Bloco Servo Motor na Saída 02.
Neste circuito, controlaremos os blocos utilizando a micro:bit!
Certifique-se de que seu ambiente de programação está preparado. Clique aqui se ainda não configurou seu ambiente de programação.
No ambiente de programação da micro:bit, crie um código que controla a cor do LED RGB e o servo motor utilizando o potenciômetro. Clique aqui para baixar o código.
Transferindo códigos de programação para a MicroBIT
Para que o bloco programável consiga controlar os outros blocos EletroBlocks, é necessário que a MicroBIT conectada a ele esteja com um código adequado.
Depois de criar o código no ambiente de programação utilizando a extensão EletroBlocks, transfira o código para a MicroBIT utilizando o Bluetooth do seu dispositivo ou então o cabo microUSB.
A transferência de códigos deve sempre ser feita para sua microBIT, o bloco controlador programável não deve receber nenhum tipo de código, ele é apenas a interface entre a microbit e os blocos EletroBlocks.
Caso ainda esteja em dúvida de como transferir seu programa para a microbit, clique aqui para assistir um vídeo de instrução.
Clique aqui caso queira assistir vídeo de como conectar via bluetooth.
--
Testando o projeto
Agora você pode controlar tanto o servo motor quanto o LED RGB utilizando o potenciômetro. Perceba que quando o servo está na posição 180 graus, o LED acende na cor vermelha, e quando o servo está na posição 0 graus, o LED acende na cor verde - o bloco controlador programável é capaz de receber o sinal do bloco potenciômetro e então
Você pode criar uma estrutura usando LEGO ou materiais de fácil acesso, como papelão, para fazer a estrutura de uma catraca!
Depois de criar seu primeiro projeto, que tal explorar os exemplos de uso em nosso laboratório online para se inspirar e criar seus próximos projetos? Acesse nosso laboratório online e veja a aba de exemplos de uso para começar a criar!